III Conferência Municipal de Cultura de Simões Filho


Foi realizada ontem (23/09), na Biblioteca Municipal, a III Conferência Municipal de Cultura de Simões Filho. A conferência, por uma orientação do estado, tem como tema geral: "Planejar é preciso - Rumo aos Planos de Cultura". O tema foi dividido em seis eixos de discurssão, como pode ser conferido no texto base. Fiquei responsável por ser mediador no Eixo VI, que teve como tema "Redes Produtivas e Serviços Criativos", Provocamos reflexões e estimulamos a construção de propostas de projetos relacionados às redes produtivas, ao artesanato, ao design, a gastronomia, a produção de instrumentos, a geração de trabalho e renda por meio dos serviços criativos.

O resultado da conferência foi muito bom. O melhor foi a oportunidade de reunir diversos grupos artísticos e culturais do município para se conectarem e juntos criarem as propostas de desenvolvimento da cultura de nossa cidade. Foi muito interessante conhecer pessoas que estão a cada dia, na resistência, em suas comunidades, realizando seus projetos e atividades mesmo com toda falta de incentivo e apoio.

Incrível, mas não surpreendente, foi a semelhança das propostas de projeto elaboradas por cada grupo, apesar dos eixos de reflexão serem diferentes. Nós em Simões Filho não temos o básico, e isso ficou muito claro a partir da apresentação das propostas. Se repetiram propostas como: Criação de um Centro de Capacitação e Formação em Arte e Cultura com espaço para realização de exposições e eventos culturais em geral; Criação de um Teatro Público Municipal; Criação do Conselho Municipal de Cultura e Fundo de Cultura.

Esse último ponto merece uma atenção especial. Na próxima terça feira será votado na Câmara de Vereadores de Simões Filho, o projeto de lei de criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. Esses instrumentos assinarão um marco na construção de uma nova história da cultura e da arte em nosso município. Com o conselho poderemos participar diretamente das decisões referente as ações nessa área. Poderemos criar diretrizes, fiscalizar as ações, cobrar providências, criar redes entre as instituições, dentre diversas outras iniciativas. Com o Fundo de Cultura teremos recursos garantidos para financiamento de projetos culturais.

Diante disso, convido todos os interessados pelo desenvolvimento cultural de nosso município a comparecerem na terça feira, dia 27, na Câmara de Vereadores, para mostrarmos aos nossos "nobres edis" a importância desse projeto, que é de grande interesse da sociedade simoesfilhense. A seção da cãmara começa às 19h, estaremos lá a partir das 17h para já criarmos uma movimentação.

Foto: Diney Araújo

Nenhum comentário: