Premiação do Pontos de Leitura



Hoje a tarde foi realizada a cerimônia de premiação do edital Prêmio Pontos de Leitura, no Palácio da Aclamação em Salvador.

O edital é resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e Fundação Cultural do Estado da Bahia com o Ministério da Cultura – MinC através do Programa Mais Cultura. Segundo Ubiratan Castro, diretor geral da Fundação Pedro Calmon, "O Programa Mais Cultura é o PAC da Cultura". O edital tem o objetivo de incentivar ações culturais que fomentem a democratização do acesso gratuito aos livros e o estímulo à leitura. Além de ampliar as perspectivas de inclusão social e de promover a formação de redes sociais e culturais, combatendo os baixos índices de leitura.

Inscrevi o projeto "Bibliocicleta – Design como Ferramenta de Transformação Social e Desenvolvimento Comunitário" e para minha felicidade, e acredito que de muitos, fomos contemplados!

O Projeto Bibliocicleta será realizado em três etapas. A primeira consiste em fazer intervenções com a bibliocicleta em comunidades de Simões Filho. A Bibliocicleta irá percorrer essas comunidades expondo os livros em praças, coretos, debaixo de árvores, se relacionando com as crianças, com os jovens e com moradores da localidade.

Nessas intervenções serão identificados possíveis multiplicadores, jovens que ao entrar em contato com a bibliocicleta se interessem em replicá-la em suas comunidades. Esses jovens serão convidados a participar da Oficina de Design aplicado à comunidade e construção de bibliocicletas.

Cerca de 15 jovens terão um semestre voltado para o conhecimento do design, da sua eficácia na solução de diversos problemas comunitários e cotidianos, além do entendimento da importância da leitura e da sua disseminação. Essas oficinas também terão como pauta a reflexão do papel do jovem como protagonista de seu desenvolvimento. Nas oficinas eles terão acesso a uma metodologia projetual que norteará as ações desenvolvidas por eles. A metodologia ensinada terá como exemplo prático a própria bibliocicleta, demonstrando todo seu processo de construção, desde as primeiras pesquisas e desenhos até o desenvolvimento do produto final.

Após o processo de trabalho e reflexão sobre a importância da leitura, da disseminação do conhecimento e do papel deles como cidadãos, os jovens multiplicadores intervirão em suas comunidades com suas bibliocicletas. Percorrerão as ruas, praças e espaços de convivência mostrando o trabalho realizado, disseminando o livro e estimulando a prática da leitura entre os amigos e moradores das regiões em que vivem.

Além do Projeto Bibliocicleta, todos serão convidados a participar de outras ações do Instituto Alvorada, instituição social que sediará o projeto.

Quando trabalhamos na causa do bem sempre temos o necessário. Que acreditemos sempre em nossas ações!

Um fraterno abraço para todos.

Brechó Eco Solidário

Será realizado no dia 29 de outubro, das 10 às 17h, no Parque da Cidade em Salvador, mais uma edição do Brechó Eco Solidário. Para quem ainda não conhece, o evento é uma grande feira de trocas de objetos usados (em boas condições) por meio da moeda social “grão”. É uma iniciativa que contribui para a conscientização sobre os efeitos do consumo desenfreado na sociedade e incentiva os participantes a repensarem suas necessidades, seus valores de bem estar e sua relação com tudo o que consomem.

Para a realização do evento esta sendo relizada uma dinâmica formativa gratuita para @s voluntári@s do Brechó Eco solidário.

Hoje foi o primeiro encontro de uma série de cinco. Conversamos sobre "A economia solidária e as moedas sociais" com a colaboração das professoras Débora Nunes/UNIFACS, Suzana Moura/UFBA e também do Ian de Requião Castro da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES) da UFBA.

Foi uma manhã proveitosa de muito aprendizado. Fiquei feliz de ver várias pessoas interessadas em dar sua contribuição para esse tipo de evento.

Quem tiver interesse em participar ainda tem vagas, manda uma mensagem por aqui que indico como fazer! Os próximos encontros terão os temas: O desafio ambiental e o consumo consciente; Metodologia do Brechó Eco Solidário; O papel do indivíduo nas transformações coletivas; e Diálogos em Humanidade. Inclusive terá outro encontro com o mesmo tema do de hoje para as novas inscrições.

Abaixo segue um vídeo, dividido em duas partes que explica melhor o evento! Vale a pena conhecer e participar dessa iniciativa!





Para maiores informações: http://redeprofissionaissolidarios.objectis.net/

Maracujá da energia




Recentemente postei aqui a foto de um pé de maracujá que subiu pelas linhas da cidade. Aqui algumas fotos novas, está maior, cheio de frutos, cheio de energia.